quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Assuntos para a prova

Para iniciarmos os estudos estarei disponibilizando os assuntos do edital de 2006. Lembrando que isto é somente uma base, pode ocorrer mudanças no edital deste ano.

Estou organizando o blog e colocando os conhecimentos específicos de cada função em ordem para facilitar a busca pelo conteúdo programático desejado, lembrando que o conhecimento básico é comum para todos os cargos. Para acessar o conteúdo específico desejado é só clicar no nome do cargo abaixo:

Farmacêutico

Químico

Engenheiro Agrônomo

Zootecnista

Médico Veterinário


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

LÍNGUA PORTUGUESA


Compreensão e estruturação de texto. Sistema ortográfico em vigor: emprego das letras e acentuação gráfica. Semântica: sinônimos, antônimos, polissemia. Vocábulos homônimos e parônimos. Denotação e conotação. Formação de palavras: prefixos e sufixos. Flexão nominal de gênero e número. Flexão verbal: verbos regulares e irregulares. Vozes verbais. Emprego dos pronomes pessoais e das formas de tratamento. Emprego do pronome relativo. Colocação pronominal. Emprego das conjunções e das preposições. A ordem de colocação dos termos na frase. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego do acento da crase. Nexos semânticos e sintáticos entre as orações, na construção do período. Emprego dos sinais de pontuação.


Sugestões Bibliográficas: BECHARA, Evanildo. Gramática Escolar da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2001. CARNEIRO, A. Dias. Texto em construção - interpretação de texto. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1996. CUNHA, C. & CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. KURY, A. da Gama. Ortografia, pontuação, crase. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. KURY, A. da Gama. Português básico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991. RIBEIRO, M. Pinto. Nova gramática aplicada da Língua Portuguesa. 15 ed. Rio de Janeiro: Metáfora Editora, 2005. SOUZA, L. Marques & CARVALHO, S. Waldeck. Compreensão e produção de textos. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.


CONHECIMENTOS GERAIS

Atualidades políticas, econômicas e sociais. Fatos relacionados ao agronegócio no Brasil. Código de Proteção e Defesa do Consumidor.


Sugestões de Leitura: principais órgãos da mídia impressa: jornais e revistas de grande circulação.


CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA

Internet: navegação Internet: conceitos básicos (hyperlink, URL, portais, segurança, etc.), utilização dos principais navegadores (Internet Explorer, Netscape, etc.); serviços básicos: download de arquivos envio e recebimento de correio eletrônico, etc., utilização dos mecanismos de busca (Google, Yahoo, etc). Hardware: Conceitos, componentes e periféricos. Segurança: vírus eletrônico; cuidados e prevenção; antivírus. MS Windows 95/98/ME/2000/XP, em português: Conceitos; uso de ambiente gráfico; execução de programas, aplicativos e acessórios; conceitos de pastas, diretórios, arquivos e atalhos; uso dos recursos de rede; área de trabalho; configuração do ambiente gráfico; área de transferência; manipulação de arquivos e pastas; backup de arquivos; uso dos menus. Redes Locais: Noções e Conceitos. MS Word 2000: conceitos e operações básicas; estrutura básica dos documentos; operações com arquivos; modelos; edição e formatação de textos; cabeçalhos e rodapé; parágrafos; fontes; colunas; marcadores simbólicos e numéricos; tabelas e texto multicolunados; configuração de páginas e impressão; ortografia e gramática; controle de quebras; numeração de páginas; legendas; índices; inserção de objetos; desenhos e cliparts; uso da barra de ferramentas, régua, janelas, atalhos e menus; proteção de documentos. MS Excel 2000: conceitos e operações básicas; estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas e funções, impressão, inserção de objetos, controle de quebras, numeração de páginas, classificação, uso da barra de ferramentas, atalhos e menus. MS Power Point 2000 e MS Access 2000: Operações e conceitos básicos.


Sugestões Bibliográficas: Arquivos de Ajuda do MS Word 2000 e do MS Excel 2000. BRITO, F. Informática - Como se preparar para concursos, Ediouro, Rio de Janeiro, 2005. SENAC/CYCLADES BRASIL. Guia Internet de Conectividade. 11 ed. São Paulo, 2000. SENAC. Elementos do Microcomputador, 7 ed. Rio de Janeiro, 2004. MATTOS, F.; LINHARES, J. e GOMES, R. Office 2000. Ed. Brasport, 2000. VELLOSO, F. C. Informática - Conceitos Básicos, 7.ed. Campus, Rio de Janeiro, 2003.


RACIOCÍNIO LÓGICO

Os conetivos “e”, “ou”, “não”, “se.. então..”, “se e somente se”; os quantificadores “para todo”, “existe” e suas variações; as negações. As relações de “igual”, “maior”, “menor”, “maior ou igual”, “menor ou igual” e suas variações. Conjuntos; as relações de pertinência, inclusão e igualdade; operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Os principais conjuntos numéricos; intervalos e semi-retas; faixas e margens numéricas (de renda, etária, de erro e outras); prazos (de validade, tolerância e outros); limites (de carga, velocidade e outros); comparações (de custos, duração, outras); contagem, medição, avaliação e quantificação; índices e taxas (percentuais, por mil, outras). Raciocínio lógico-dedutivo e recursos matemáticos em nível elementar, médio e superior suficientes para resolver questões matemáticas e do cotidiano sobre os tópicos deste programa.


Sugestões Bibliográficas: Livros didáticos de Matemática destinados aos níveis fundamental, médio e superior - qualquer autor. VALLADARES, Renato J. Costa. O Jeito Matemático de Pensar. Editora Ciência Moderna. BENZECRY, Vera e RANGEL, Kleber. Como Desenvolver o Raciocínio Lógico. Editora Rio. PAULOS, Johon Allen. Analfabetismo em Matemática e suas Conseqüências. Editora Nova Fronteira. VÁRIOS AUTORES. Aplicações da Matemática Escolar. Atual Editora. 


LÍNGUA INGLESA:

Estratégias de leitura: compreensão geral do texto; reconhecimento de informações específicas; capacidade de análise, inferência e predição; reconhecimento do vocabulário mais freqüente em textos técnicos e semitécnicos; palavras cognatas e falsos cognatos. Estratégias discursivas: tipo de texto; marcadores do discurso; elementos de coesão e coerência textual. Aspectos gramaticais: tempos verbais simples e compostos; modais; uso de preposições, conjunções, pronomes; concordância nominal e verbal; relações de coordenação e subordinação.


Sugestões Bibliográficas: FUCHS, M. & BONNER, M. Grammar express. White Plains: Longman. Longman dictionary of English language and culture. Harlow: Longman. McCARTHY, M. & O'DELL, F. Vocabulary in use. Cambridge: Cambridge University Press. MURPHY. R. Essential grammar in use. Cambridge: Cambridge University Press. RICHARDS, J. C. & ECKSTUT-DIDIER, S. Strategic reading 1-2. Cambridge: Cambrige University Press. SPEARS, R. A. NTC's dictionary of phrasal verbs and other idiomatic verbal phrases. Illinois: NTC Publishing Group. SWAN, M. & WALTER, C. How English works. Cambridge: Cambridge University Press. SWAN, M. Basic English usage. Oxford: Oxford University Press. SWAN, M. Practical English usage. Oxford: Oxford University Press.


Bom estudo!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário